Proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, para crentes e não-crentes.
Podcast no Spotify13ª Conversa na Sacristia, com Pilar Damião. Para esta conversa trouxe-nos o “admirável mundo novo: da trivialidade às novas distopias”, procurando interpretar o tempo em que vivemos, fértil em novas distopias, como o fascínio tecnológico, a banalização da imagem, a objectificação do outro ou a relativização do sagrado. Estas distopias são analisadas, entre outros, por Aldous Huxley, escritor inglês da primeira metade do século XX, com diversos estudos e ensaios publicados sobre a temática, nomeadamente o livro intitulado “Admirável Mundo Novo”. As Conversas na Sacristia são um espaço de reflexão e de debate para todos, de uma Igreja que se abre ao mundo.
Sessão XIII - 29 de Maio de 2024 | 18H30
com Pilar Damião moderado por Ricardo Esperanço
Natural da Ribeira das Tainhas, foi antigo aluno do Seminário de Angra. Escreve em jornais desde os 14 anos. Foi oficial miliciano com comissão de serviço na Guiné. Para além da sua vida profissional numa empresa comercial, entrou no Correio dos Açores em Outubro de 1973 onde foi redactor, Chefe de redacção, subdirector e director-adjunto. Colaborou com o Emissor Regional dos Açores, depois RDP Açores, com o Asas do Atlântico e em alguns programas com a RTP/Açores. Amante da Música é um dos fundadores do Orfeão Edmundo Machado de Oliveira e regeu coros litúrgicos em Mafra, Madalena de Lisboa e em algumas paróquias de São Miguel, entre as quais mais de 50 anos na Ribeira das Tainhas.
Apaixonado por livros e literatura Açoriana tem feito diversas apresentações de obras e autores e manteve durante dez anos a página cultural Leituras do Atlântico, no jornal Atlântico Expresso.
Foi já em alguns mandatos membro da Assembleia de São Pedro de Ponta Delgada, de que agora é presidente.
Sessão XII - 23 de Abril de 2024 | 18H30
com Santos Narciso moderado por Pedro Gomes
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José promove a 14 de Março de 2024, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a décima-primeira sessão das “Conversas na Sacristia”, com Aníbal Raposo, Engenheiro, gestor de empresas e artista por vocação, sendo poeta, pintor e cantautor, integrando uma geração que nos últimos quarenta anos tem vindo a contribuir para a renovação da música popular açoriana.
Aníbal Raposo falará sobre a sua relação com a religião, no “tempo das igrejas vazias", das hesitações da fé e do seu percurso pessoal, como poeta, músico e também como Romeiro.
As Conversas na Sacristia são um espaço de reflexão e de debate para todos, de uma Igreja que se abre ao mundo.
Sessão XI - 14 de Março de 2024 | 18H30
com Aníbal Raposo moderado por Francisco de Almeida Medeiros
A décima sessão das “Conversas na Sacristia”, com Dulce Bradford, jornalista da RTP/Açores, fala sobre a sua relação com a religião, reflectindo sobre as propostas do Papa Francisco para uma Igreja mais aberta, em missão no mundo, que rejeita a "globalização da indiferença".
Sessão X - 29 de Fevereiro de 2024 | 18H30
com Dulce Bradford moderado por Pedro Gomes
O ponto de partida para a reflexão foi a mensagem do Papa para o 57º Dia Mundial da Paz, em que o Santo Padre alertava para a presença da Inteligência Artificial na vida das sociedades contemporâneas realçando, em simultâneo, o valor instrumental das novas tecnologias, mas alertando para os perigos do seu uso.
Sessão IX - 25 Janeiro 2024 | 18H30
com Maria do Céu Patrão Neves moderado por Francisco Almeida Medeiros
No dia 21 de Dezembro, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, realiza-se a oitava sessão das “Conversas na Sacristia”. Nuno Bettencourt Raposo, advogado, mestre em Direito do Urbanismo e Cônsul Honorário da Suécia nos Açores, falará sobre a Igreja e a vida em família, abordando as situações dos católicos que se divorciaram e casaram civilmente ou dos casais não casados que coabitam, à luz da Exortação Apostólica "Amoris Laetitia", do Papa Francisco.
Sessão VIII - 21 Dezembro 2023 | 18H30
com Nuno Bettencourt Raposo moderado por Pedro Gomes
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José promove a 23 de Novembro de 2023, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a sétima sessão das “Conversas na Sacristia”, com Ana Monteiro, activista ambiental e consultora da Blue Azores.
Ana Monteiro vai refletir sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Laudato Deum”, que é um grito do Papa para uma urgente resposta à crise climática: “este mundo que nos acolhe está a esboroar-se e talvez a aproximar-se dum ponto de ruptura. Independentemente desta possibilidade, não há dúvida de que o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias”. Para o Papa, o compromisso de cuidar da casa comum nasce da fé cristã.
Ana Monteiro nasceu nas Flores, em 1979. É licenciada em Radiologia e em Estudos Europeus e Política Internacional e Mestre em Intervenção Socio-Organizacional em Saúde. É activista ambiental, integrou a direcção da Quercus – Núcleo de São Miguel e é consultora da Blue Azores.
Sessão VII - 23 Novembro 2023 | 18H30
com Ana Monteiro moderado por Pedro Gomes
No dia 26 de outubro, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, realiza-se a sexta sessão das “Conversas na Sacristia”, com o artista Urbano.
Nascido em São Miguel, Urbano estudou gravura na Slade School of Fine Art em Londres. Até 2022, realizou 49 exposições individuais e participou em mais de 80 coletivas, tendo decorado a Capela do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. A 50ª exposição individual, "De Natura Maris", está atualmente patente no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.
Sessão VI - 26 Outubro 2023 | 18H30
com Urbano moderado por Ricardo Esperanço
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José promove a 21 de Setembro de 2023, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a quinta sessão das “Conversas na Sacristia”, com Ricardo Botelho, um jovem que integrou o Coro da Jornada Mundial de Juventude, Lisboa, 2023, dirigido pela Maestrina Joana Carneiro.
Ricardo Botelho escolheu uma passagem bíblica que servirá de pretexto e ponto de partida para um diálogo informal, em jeito de tertúlia, sobre a sua experiência de peregrino na Jornada Mundial da Juventude e de membro do seu Coro, reflectindo sobre como deve a Igreja responder aos desafios colocados na Jornada.
Ricardo Botelho, nasceu em Ponta Delgada, em 1989 e é Técnico de Protocolo e Relações Públicas, na Presidência do Governo Regional dos Açores. Desempenhou funções no serviço de produção cultural do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. É Presidente da Direcção do Coral de São José.
Sessão V - 21 Setembro 2023 | 18H30
com Ricardo Botelho moderado por Pedro Gomes
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José, promove a 29 de Junho de 2023, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a quarta sessão das “Conversas na Sacristia”, com a médica paliativista Maria do Rosário Vidal, numa proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, para crentes e não-crentes.
Maria do Rosário Vidal escolheu uma passagem bíblica, que servirá de pretexto e ponto de partida para um diálogo informal, em jeito de tertúlia, na Sacristia da Igreja de São José, local em que decorrem todas as “Conversas na Sacristia”, abertas ao público, num convite a uma paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé.
Atualmente, é coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Completou a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1990, e é pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde 2009. Rosário Vidal é especialista em Medicina Interna e, para além da Unidade de Cuidados Paliativos, exerce ainda a sua atividade profissional nos serviços de Medicina Interna e na Unidade de Oncologia Médica, tendo também desempenhado funções como Chefe de Equipa do Serviço de Urgência.
Sessão IV - 29 Junho 2023 | 18H30
com Maria do Rosário Vidal moderado por Eduardo Veiga
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José, promove a 31 de Maio de 2023, pelas 18.30H, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a terceira sessão das “Conversas na Sacristia”, com o escritor Pedro Almeida Maia, numa proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, para crentes e não-crentes.
Pedro Almeida Maia escolheu uma passagem bíblica, que servirá de pretexto e ponto de partida para um diálogo informal, em jeito de tertúlia, na Sacristia da Igreja de São José, local em que decorrem todas as “Conversas na Sacristia”, abertas ao público, num convite a uma paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé.
Pedro Almeida Maia nasceu na cidade de Ponta Delgada em 1979. É psicólogo organizacional e começou o seu percurso literário a escrever para música. Escreveu crónica para alguns jornais, publicou literatura infantil, conto e poesia. Estreou-se no romance em 2012, no género policial. Tem seis romances editados.
Sessão III - 31 Maio 2023 | 18H30
com Pedro Almeida Maia moderado por Ricardo Botelho
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José promove a 2ª sessão de “Conversas na Sacristia”, na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, pelas 18:30, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, com a poeta Renata Correia Botelho, numa proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, para crentes e não-crentes.
Renata Correia Botelho escolheu uma passagem bíblica, que servirá de pretexto e ponto de partida para um diálogo informal, em jeito de tertúlia, na Sacristia da Igreja de São José, local em que decorrem todas as “Conversas na Sacristia”, abertas ao público, num convite a uma paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé, porque “era este lugar que eu precisava agora”, como escreve Ana Luísa Amaral.
Renata Correia Botelho nasceu em 1977, em Ponta Delgada, cidade em que vive e onde trabalha como psicóloga.
Na literatura, traduziu, entre outros, Marguerite Yourcenar. Como poeta, tem obra publicada a título individual e em edições colectivas. “small song” é o seu último livro de poesia. Colabora igualmente com várias expressões artísticas.
Sessão II - 27.04.2023 | 18H30
com Renata Correia Botelho moderado por Pedro Gomes
A Igreja abre-se ao mundo em escuta atenta, acolhimento de todos e diálogo com a sociedade.
A Igreja Missionária é a que sai dos muros dos templos e parte ao encontro das pessoas, das suas angústias, problemas, incertezas, tristezas e alegrias com disponibilidade para para compreender melhor as novas dinâmicas sociais, as relações interpessoais, a pluralidade social e cultural que marca a vida das cidades.
Conversas na Sacristia são uma proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e a arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, com crentes e não-crentes, em que cada convidado escolherá uma frase ou um texto bíblico, que servirá de pretexto, ou de ponto partida, para um diálogo na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada.
Homens e mulheres, leigos e religiosos, são convidados a participarem numa paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé.
As portas são abertas para os sentidos, para a espiritualidade contemporânea, para a partilha da palavra, das sensações e das emoções.
Conversas na Sacristia são uma iniciativa da Paróquia de São José, em partilha com os leigos que fazem a Igreja, aberta a todos os que nelas queiram participar.
Sessão I - 29 março 2023 | 18H30
com Paulo Duarte, padre Jesuíta (SJ) moderado por Ricardo Esperanço